Pilates emagrece? Rodrigo Nanô no Mat pilates

Pilates Emagrece? Saiba mais

Pilates emagrece? essa é uma dúvida muito comum que surge no Pilates, por isso Rodrigo Nanô escreveu esse artigo respondendo se realmente Pilates emagrece.

PILATES EMAGRECE?

Não, Pilates não emagrece. O método Pilates promove diversos benefícios entre eles alguns que considero mais importantes, melhora na qualidade de vida através do fortalecimento do Power House, mobilidade articular, reorganização postural, melhora dores nas costas e etc.

Mas Rodrigo no estúdio da esquina eles dizem que o Pilates emagrece!!!

Então respondo… o emagrecimento não faz parte dos benefícios do Método, pois existem outras atividades específicas que promovem esse objetivo, porém, o Pilates acelera o metabolismo, mas ele sozinho não tem como foco o desejado emagrecimento.

Exponho dois casos:

1- Uma Hipótese de algumas pessoas perderem peso ao fazer Pilates provém da somatória do gasto calórico de outras atividades como o exemplo de pessoas ativas praticantes assíduos de corridas, natação, bike, musculação, treinamento funcional entre outros.

Neste caso o Pilates vem a aumentar o gasto calórico, por esse motivo algumas pessoas podem apresentar a perda de peso, e ainda mais potencializado quando em conjunto à outros fatores como o controle da alimentação.

2- Mas também existem indivíduos que são 100% sedentários e quando iniciam suas atividades no Pilates apresentam ligeira perda de peso.

Este ocorre pelo fato de seus corpos e organismos estarem “hibernando” e qualquer estímulo físico por menor que seja, já é suficiente para promover alterações metabólicas e possível perda de peso.

O MÉTODO PILATES NÃO FOI CRIADO PARA A PERDA DE PESO.

Basta fazer uma busca sobre os benefícios do Método e logo comprovará, mas Infelizmente alguns instrutores “para não perderem o cliente” vendem o Pilates como um produto que promova o emagrecimento.

Então alteram o método para satisfazer o cliente, fazendo MAIS SÉRIES, MAIS REPETIÇÕES, MARCAÇÃO DE 8 TEMPOS para encaixar na música entre outras obras primas.

Alguns adicionam materiais de outras técnicas mesmo assim continuam chamando de Pilates, algumas vezes os aparelhos e acessórios mais utilizados no Estúdio de Pilates são do treinamento funcional.

PERDA DE PESO x SOBRADO

Algumas pessoas sedentárias que moram em casa térrea e se mudam para um sobrado incrivelmente também perdem peso.

O fato de subirem e descerem a escada mais de 10x por dia faz que metabolismo tenha uma aceleração identificando tal ação como exercício físico, mas jamais podemos afirmar que indivíduos que moram em sobrado são magros ou que irão emagrecer.

Parece papo de louco, mas imagine o corretor de imóveis vendendo um sobrado…

olha essa casa é especial além de uma bela vista, bairro acolhedor você irá emagrecer…

Não faz sentido falar de emagrecimento na venda de uma casa.

Por esse motivo você não encontrará nenhum corretor vendendo o sobrado como emagrecedor, mas encontrará alguns professores de Pilates que vendem o emagrecimento através do método, isso sim acontece.

Se um aluno chega em meu estúdio com a esperança e desejo de emagrecimento logo é informado que o Método não tem a perda de peso como o objetivo, mas que ele pode adicionar atividades que promovam tal objetivo como caminhadas/corridas, musculação, bike e etc seguindo de uma alimentação balanceada.

Na @nanopilates fazemos apenas Pilates, Pilates Clássico.


Intermediário e Avançado

Quando o aluno chega ao nível intermediário/avançado com aulas Super Hard certamente o método promoverá aceleração do metabolismo de maneira mais “agressiva” fazendo que haja uma queima calórica razoável devido a sequência intensa, fluída e sem pausas durante os 55min de aula com estímulo de pelo menos 3x na semana.

Mas para chegar a esse nível leva-se tempo (talvez anos) de dedicação, superação e comprometimento.

Exponho aqui aspectos relacionados apenas ao Método Pilates, se você promove alguma adaptação no método com treino intervalado, pular 30 minutos de corda, empurrar pneu, 3 séries de cada exercício entre outras variantes que não são do método, na minha humilde opinião isso não poderia ser chamado de Pilates, respeito mas não concordo!

Conclusão:

Pilates emagrece? Na ótica de Rodrigo Nanô, PILATES NÃO EMAGRECE!!!

O objetivo do Método é promover qualidade de vida, através do treinamento físico e mental, o indivíduo quando inicia o Pilates deve estar ciente em adquirir esse objetivos, pois uma cintura afinada, musculatura definida, o Shape em ordem deve ser considerado sempre como segundo plano.

Porque no sistema da CONTROLOGIA nós enxergamos o corpo como um todo e a TÉCNICA sempre será levada em primeiro lugar, o aluno gostando ou não, assim é minha compreensão sobre o legado de Joseph.

AFINAL O CLIENTE NÃO ME PAGA PARA OUVIR OU FAZER O QUER, E SIM PARA OUVIR E FAZER O QUE PRECISA!

Sei que este é um texto polêmico, pois gera conflito com outras linhas de “Pilates” que auto modificaram o método para atender a demanda da moda das academias e afins.

Se gostou curta e compartilhe com seus amigos!

Rodrigo Nanô

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Artigos mais lidos

Aparelhos Clássico

Seu estúdio merece aparelhos clássicos
×

Carrinho

Sua lista está vazia, adicione produtos à lista para enviar uma solicitação

Voltar à Loja